Os 5 cuidados para uma direção realmente defensiva – GSR – PEÇAS PARA CARROS IMPORTADOS
acidente-transito-agencia-brasil
Curiosidades carros

Os 5 cuidados para uma direção realmente defensiva

Posted On maio 4, 2016 at 1:29 pm by / No Comments

Recentemente postamos em nosso Facebook a foto abaixo, e gostaríamos de hoje trabalhar um pouco mais sobre este assunto, visto que o número de acidentes de transito que temos visto nos noticiários aumentaram significativamente. Muitos destes poderiam ser evitados se os motoristas tivessem observado estes 5 pontos!

Os 5 cuidados para uma direção realmente defensiva!

direcao defensiva

Vamos fazer uma análise detalhada de cada item acima.

1) Conhecimento

O conhecimento é fundamental para a direção. Quando falamos de conhecimento estamos falando de todo o tipo de conhecimento possível na hora de dirigir. Podemos citar, o conhecimento do percurso, o conhecimento do carro, o conhecimento das leis de transito e limites de velocidade.

Esse conhecimento é extremamente necessário e em muitas situações poderá ser o divisor de águas na hora de uma tomada rápida de decisão!

Imagine você dirigindo em um trajeto totalmente desconhecido e visualiza bem em cima que precisa dobrar a direita? Você naturalmente irá precisar reduzir a velocidade, mas e se vier alguém atrás? Não deu tempo de sinalizar…! É. Vamos torcer para não vir nenhum condutor atrás…

2) Atenção

Nem preciso dizer que atenção na condução do veículo é fundamental né? Em todos os sentidos, ficar ao celular é um grande vilão para a retirada de atenção. Muito cuidado!

Se você é daqueles que se distrai em qualquer situação, fique atento, muitas vezes uma simples conversa com a esposa, amigos e etc, durante a condução pode ser um problema!

3) Previsão

Saber prever uma manobra do veículo a frente, ou visualizar algum acontecimento ao redor é importante e pode ser definitivo para tomar alguma decisão ao volante. Observe tudo ao redor, por exemplo se estiver dirigindo na estrada com 3 faixas e percebe que outro condutor está vindo rápido fazendo manobras perigosas, é importante ficar de olho e evitar qualquer tipo de manobra arriscada, deixe-o passar e não faça nada brusco.

Outro acontecimento comum e causador de acidentes são em quedas de produtos de caminhões. Um caminhão cheio de madeiras, é importante você evitar ficar atrás dele, é prever que aquelas madeiras poderão se soltar e causar acidente. Poderia citar também aqueles motoristas que andam colados na traseira de outros carros, quando se tem essa prática o tempo de previsão ficará bastante reduzido.

4) Decisão

Os itens que falamos acima até agora possuem influência direta neste nosso quarto item. Ser decidido ao volante é fundamental, estar inseguro em uma ultrapassagem, ou inseguro quanto ao percurso pode ser fatal.

5) Habilidade

Muitas vezes negligenciado por motoristas, a habilidade ao volante precisa ser um fator observado. Se você possui dificuldade em alguma questão ao volante procure ajuda para melhorar. É comum vermos alguns novos condutores com dificuldades na direção pela falta da prática.

Um outro vilão é o condutor que se acha bastante habilidoso e se auto denomina “piloto de fuga”, as vezes o excesso de confiança pode atrapalhar e esse mesmo condutor “extremamente” habilidoso pode cometer um grave acidente, por deixar de lado itens importantes da direção defensiva justamente por se achar muito bom!

 

Termino dizendo que o verdadeiro bom condutor é aquele que dirige com cuidado e prudência! Lembre-se você só tem uma vida, então preserve-a!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *